NOTÍCIAS

Este site nasceu porque é hora de comprar nacional

No rescaldo do estado de emergência, nasceu um projeto solidário de apoio à produção nacional. #EuApoioaProducaoNacional reúne, num único site, dezenas de marcas portuguesas comprometidas em doar 10% das receitas aos hospitais que combatem a pandemia na linha da frente.

Ainda que em tempo de guerra não se limpem armas, Isabel Jorge de Carvalho, CEO da Global Press, e Isaura Costa de Andrade, responsável de comunicação corporativa na mesma agência, começaram a procurar, ainda em abril, soluções para atenuar os efeitos severos do isolamento social na economia nacional. Após a declaração do estado de emergência, as especialistas em comunicação aperceberam-se de que as limitações impostas pelo mesmo implicavam o fecho dos principais canais de escoamento dos produtores nacionais. Com um vasto leque de clientes portugueses em carteira, começaram a pensar numa solução.

“Alguns dos nossos clientes ficaram em choque”, conta Isabel. “Percebemos que, com a nossa experiência em comunicação, poderíamos orientá-los na reorganização e redefinição de estratégias, ajudando simultaneamente a economia nacional.” Algo que nasceu como um projeto interno rapidamente se estendeu a todos os produtores nacionais que quisessem unir-se ao movimento #EuApoioaProducaoNacional, ganhando ainda uma componente solidária, através da doação de 10% das receitas aos hospitais de Santa Maria, em Lisboa, e São João, no Porto.

“Cada marca define que produtos são abrangidos pela iniciativa e faz a doação diretamente ao hospital. Assim, é tudo muito transparente. Nós encarregamo-nos de recolher o balanço das doações e comunicar os números, que é a nossa área”, explica Isaura. “Não fazia sentido fechar o projeto apenas aos nossos clientes. Quantos mais participarem, mais dinheiro conseguimos doar aos hospitais”, acrescenta Isabel. Através do site www.consumirportugues.pt, a equipa da Global Press criou um ponto de venda online em que é possível encontrar produtores de azeite, cerveja, chocolate, objetos de decoração, roupa, acessórios, vinho, gin ou licores, todos de origem nacional. As condições para integrar o projeto são apenas duas: ser produtor nacional e estar disposto a doar 10% das vendas de um produto selecionado ao Hospital de Santa Maria, ao Hospital de São João, ou a ambos.

“Temos trabalhado o dobro. Algumas marcas não tinham loja online e ajudámos na criação da mesma. Acompanhamo-las na adaptação a este novo modelo de cativar e fidelizar clientes, tanto à marca como ao próprio método de consumo online”, conta Isabel. O projeto, que mobilizou todas as equipas da Global Press, apresentará a 20 de maio o primeiro balanço relativo ao montante angariado a favor dos hospitais. Por enquanto, as responsáveis exprimem o desejo de ver cada vez mais portugueses a escolher o que é nacional.

Share via:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
  • Av. António Augusto de Aguiar, nº 148 - 6º 1050-021 Lisboa
  • www.global-press.com
  • (+351) 213 944 020
  • globalpress@global-press.com

É produtor nacional? Saiba como fazer parte desta plataforma.